QUAL É O FEIJÃO MAIS POPULAR DO BRASIL?

22/04/2011 00:49

 

 

Em matéria de feijão, o brasileiro é quase unânime – dominando 71% da produção, o tipo conhecido como carioca é o melhor amigo do nosso arroz. O que quase ninguém sabe é que o feijão mais popular do país do arroz-com-feijão só existe há 30 anos. O carioquinha – que recebeu esse nome por causa das suas listras, que lembram o calçadão de Copacabana – foi desenvolvido a partir de mutações e cruzamentos de outras variedades de feijão marrom, como o jalo e o mulatinho. Esse feijão turbinado produz o dobro das variedades tradicionais e, com preço mais acessível, dominou todo o país.

Todo? Não, duas aldeias ainda resistem... No Rio Grande do Sul e, ironicamente, no Rio de Janeiro, o "carioquinha" não tem vez. Segundo o historiador Carlos Antunes, da Universidade Federal do Paraná, a origem dessa diferença é dos tempos do Brasil colonial. Para ele, o consumo de feijão no Sul e Sudeste do Brasil seguiu o caminho de dois tipos de viajante: os tropeiros e os bandeirantes. Como esses exploradores iam fundando cidades por onde passavam, cada região acabou herdando o gosto de seu colonizador.

Os tropeiros, mercadores de produtos da agropecuária gaúcha, consumiam feijão-preto sem caldo e com farinha de mandioca, lingüiça e toucinho, para facilitar o transporte e conservação. Já os paulistas, goianos e mato-grossenses foram influenciados pelos bandeirantes, que levavam feijão marrom e com caldo em farnéis, bolsas de couro impermeáveis. O Rio de Janeiro aderiu ao feijão-preto quando a feijoada foi inventada, no século 19, e acabou abolindo todos os outros tipos da leguminosa.

A região de Belém do Pará tem a história mais curiosa: o gosto regional por feijão-manteiguinha e fradão – variantes do feijão americano de chili – foi introduzido pelos funcionários das indústrias Ford, que se instalaram lá no começo do século 20 para a extração de borracha.

 

Fradão

Onde: Pará

Prato: Filhote de pai-d’égua. Um vinagrete com feijão servido com farofa, arroz e peixe filhote no espeto

 

Mulatinho

Onde: Parte do Nordeste

Prato: Feijoada nordestina. É como a tradicional, mas acrescida de abóbora e aipim

 

Feijão-de-corda

Onde: Ceará

Prato: Baião-de-dois. Uma mistura de feijão, carne de charque e arroz, regada com manteiga de garrafa

 

Fradinho

Onde: Bahia

Prato: Acarajé. Bolinho de feijão recheado com vatapá, camarão e vinagrete

 

Preto

Onde: Rio de Janeiro

Prato: Feijoada. O clássico da culinária brasileira: feijão com carne de porco

 

Branco

Onde: Santa Catarina

Prato: Eisbein com feijão-branco. Joelho de porco cozido, servido tradicionalmente com feijão-branco

 

Preto

Onde: Rio Grande do Sul

Prato: Feijão tradicional. Amigo inseparável do nosso arroz branco

 

Cavalo

Onde: Paraná

Prato: Salada de feijão-cavalo. Salada simples de feijão, cebola e azeite. É servida para acompanhar a carne de churrasco

 

Jalo

Onde: Minas Gerais

Prato: Feijão-tropeiro. Feijão sem caldo misturado com farinha de mandioca e ovos fritos em pedaços

 

Rosinha

Onde: Centro-Oeste

Prato: Feijão à moda do Pantanal. Uma mistura de feijão, lombo de porco, lingüiça e repolho-branco

 

Carioca

Onde: Em todo o país

Prato: É usado em diversas preparações